top of page
whatsapp-logo-1.png

Tem medo da entrevista do visto americano? Confira as dicas para se sair bem!

  • gabrielmazuad
  • 17 de mar. de 2023
  • 3 min de leitura

ree

Muitas pessoas, por ter muitas dúvidas, têm medo da entrevista do visto americano. Ela é a última fase do processo antes de a pessoa ter o seu visto americano aprovado, mas será que é preciso realmente ter medo de encarar a entrevista e receio em ter o visto negado?


Para te ajudar, fizemos uma lista de orientações para o momento da entrevista do visto americano, confira!


O processo para tirar o visto americano

ree

Antes de chegarmos à fase de entrevistas, é bom mostrar o caminho até esse momento. O primeiro passo é preencher o formulário DS-160 - muitas questões são pessoais e devem ser respondidas com honestidade, sem esconder nenhuma informação.


Após o formulário estar pronto, é preciso pagar a taxa de solicitação do visto americano e o pagamento pode ser feito por meio de cartão de crédito ou boleto bancário. Lembrando que, cada tipo de visto têm o seu valor.


Taxas pagas, chegou a hora de agendar a ida ao CASV (Centro de Atendimento ao Solicitando de Visto) e para a entrevista. Como o prazo de agendamento está demorado, a dica é marcar para a primeira data que aparecer e ficar entrando no site diariamente para checar se abriu uma nova vaga – o consulado tem trabalhado para atender todas as pessoas e, quando consegue, abre novos horários.


Se possível, agende os dois compromissos para o mesmo dia (ou para dois dias consecutivos) para não perder muito tempo, principalmente se você precisar se deslocar para comparecer às cidades dos consulados (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Recife).


No CASV, é preciso levar o passaporte válido e antigo (se já tiver o visto americano), página da confirmação do agendamento e a página de confirmação do formulário DS-160 para fazer a coleta dos dados biométricos. Só depois disso é que chega o tão aguardado momento da entrevista.


A entrevista para o visto americano

ree

Depois de passar por todos os processos anteriores, está na hora da entrevista! Esse é o momento mais temido pelos viajantes, mas não é preciso ter medo. Se tudo ocorrer bem, o processo não demora nem 5 minutos.


É preciso levar obrigatoriamente o passaporte válido e as páginas de confirmação do agendamento e do envio do formulário DS-160. Se por um acaso alguém se esquecer desses últimos papéis, há alguns estabelecimentos comerciais perto dos consulados que costumam imprimir para você, por um valor bem acima do que uma impressão normal em outros lugares. Aparelhos eletrônicos, como celulares ou tablets, não podem entrar no consulado americano.


Para os consulados de Porto Alegre e Recife, é necessário também levar uma foto impressa 5 x 5 cm.


Quais documentos são necessários?


Além do passaporte válido e as páginas de confirmação do agendamento e do envio do formulário DS-160, outros documentos devem ser levados na entrevista.

Não é obrigatório, mas todo documento que o solicitante de visto tiver que comprove vínculos com o Brasil pode ajudar em uma eventual dúvida do cônsul.


Documentos como certidão de casamento, comprovante de renda, de trabalho ou de posse de imóvel podem ser solicitados para comprovar alguma informação que você tenha passado anteriormente.


Hora da entrevista: vá sem medo

ree

Segundo Robin Busse, chefe do setor de vistos do Consulado dos Estados Unidos em São Paulo, a entrevista é o momento em que o viajante precisa se apresentar para o cônsul. “É uma questão de marketing, de certo modo você está se vendendo”, afirma. “Não tenha medo, você está se apresentando como um futuro viajante que vai visitar os Estados Unidos, curtir e depois voltar.”


Vale frisar que a entrevista é apenas o passo final de um processo que começou com o preenchimento de todos os dados do formulário DS-160. Os funcionários do Consulado, portanto, já possuem praticamente todas as informações de quem está solicitando o visto.


De acordo com Busse, um dos principais objetivos da entrevista é julgar a credibilidade da história. “O cônsul quer saber o propósito da viagem e os vínculos do solicitante no Brasil – seja laços familiares, emprego ou coisas financeiras. O propósito da entrevista é olhar se o solicitante tem vínculos fortes que vão fazer a pessoa voltar para o Brasil.”


O que fazer quando se tem o visto negado?

ree

Geralmente as pessoas ficam frustradas com a negativa de um visto, mas não há motivo para desespero. Você pode fazer um novo pedido quando achar conveniente pois não existe um limite oficial de tempo para isso. É necessário que entenda os motivos que levaram à negativa.


Motivos para ter um visto recusado

  • Não demonstrar laços e vínculos com o Brasil

  • Comprovação insuficiente de recursos financeiros

  • Preenchimento incorreto de formulários

  • Itinerário inconsistente. ...

  • Aplicação para visto errado. ...

  • Ausência ou erros de documentos. ...

  • Problemas na entrevista para o visto.

Eai, já fez uma entrevista do visto americano? Comente com a gente a sua experiência!


Comentários


cadastur-logo.png

Endereço:

Av. Nove  de Julho, 3452 - Jardim Paulista

São Paulo - SP 

01406-000

Contato: +55 11 96083 4287

Empresa aderente:

cadastur.png

Siga-nos

  • Instagram
bottom of page