Santorini – O que você não pode deixar de fazer na famosa ilha da Grécia
- gabrielmazuad
- 26 de abr. de 2023
- 7 min de leitura

Santorini, na Grécia, está entre os mais charmosos destinos da Europa e a ilha é parada quase obrigatória de quem visita o país pela primeira vez. Famosa pelo visual cercado de casinhas brancas pontuadas por igrejas de domos azuis, Santorini encanta pelo cenário dramático formado por rochas vulcânicas em meio ao azul intenso do mar Egeu. Romântica e incrivelmente fotogênica, a Ilha de Santorini quase sempre faz parte dos roteiros de quem viaja pela Grécia. É mesmo difícil resistir ao famoso pôr do sol de Oia, sempre regado a um bom vinho grego; às praias cercadas pelos penhascos; ou a um jantar com vista para a caldeira do vulcão.
A verdade, é que não há motivos para resistir a tanta beleza. Santorini é um destino incrível e merece entrar na lista de melhores viagens da sua vida!
Mas o que fazer nessa ilha tão incrível? Confira, a lista de coisas que já se tornaram regras entre os visitantes e, é claro que você não pode deixar de fazer também.
1 - Comece por Fira, capital de Santorini

Capital de Santorini e maior vila da ilha, Fira é animada, vibrante e deliciosa para um passeio e para hospedagem. Apesar de Oia ser o sonho de consumo de grande parte dos turistas que visitam Santorini, podemos garantir que Fira merece a sua visita, mesmo em um roteiro corrido e apertado com apenas um ou dois dias em Santorini.
Fira pode não ter a quantidade de domos azuis, casas incrivelmente brancas e flores por todo lado que dão charme a Oia, mas Fira tem vida 24h! A vila é um convite a um passeio longo pelas vielas e muitas paradas ao longo do caminho para apreciar a caldeira do vulcão de Santorini, que em Fira tem vista privilegiada do alto do penhasco com 260m de altura. Por diversas vezes você será pego de surpresa com o vulcão e sempre irá se apaixonar por ele.
Aproveite o tempo em Fira para fazer compras, tomar um bom vinho diante do mar e do vulcão e, claro, degustar alguns dos melhores sabores da Grécia. Fira tem uma quantidade imensa de restaurantes e, acredite, eles cabem em todos os bolsos! Aliás, essa uma das grandes vantagens de Fira: a vila é acessível a todos os orçamentos! Fira é também o lugar certo para quem procura tours e passeios. Na vila há diversas agências e será fácil contratar o tour desejado.
2 - Apaixone-se por Oia

Vila mais famosa e disputada pelos turistas em Santorini, Oia (pronuncia-se “ía”) é destino certo de todo viajante que passa pela ilha. Impossível ignorar os charmosos domos azuis das igrejas, as casas incrivelmente brancas (com portas e janelas azuis combinando com os domos) e as flores que colorem as ruas do vilarejo. Sem falar no luxuoso conjunto de piscinas que marca a paisagem e faz com que todos sonhem com um mergulho diante daquele cenário formado pelo vulcão e o mar intensamente azul. Oia tem tudo o que um turista espera encontrar em Santorini, desde o visual magnífico ao inesquecível pôr do sol, um dos mais famosos do mundo.
Oia é um destino para ser vivenciado. Não há muitas obrigações turísticas a cumprir e o melhor por lá é aproveitar cada momento, cada passo em meio aquele lugar mágico. Mesmo que um passo, a depender do horário, exija um bocado de paciência para andar junto a outras centenas de viajantes. Para escapar do movimento, comece o passeio ainda cedo, quando a vila ainda está tranquila. Quanto mais perto do pôr do sol, mais cheia Oia ficará.
Um dia será suficiente para conhecer toda a vila de Oia, porém vale ficar mais tempo por lá para conhecer e curtir cada cantinho com calma. Não deixe de aproveitar os restaurantes com linda vista, as lojinhas irresistíveis e cada esquina de Oia, seja ou não ao pôr do sol.
3 - Assista ao pôr do sol em Santorini

O pôr do sol é um dos grandes eventos de Santorini. Impossível viajar para a região e não se programar ao menos um dia para assistir a esse espetáculo, que durante o verão é sempre garantido! E em toda a ilha há diversos pontos para assistir ao pôr do sol. O mais famoso deles é na vila de Oia, onde milhares de turistas disputam os poucos metros nos arredores do castelo para assistir ao sol descer no mar. Ainda que esse pedacinho seja o mais procurado de Santorini, outros lugares da ilha rendem lindos espetáculos.
Em Santorini, vale assistir ao pôr do sol com um bom vinho na varanda da vinícola Santo Wines; no alto do Farol de Akrotiri, onde há espaço de sobra para sentar-se nas pedras e curtir com calma; no topo da Skaros Rock, onde o pôr do sol é bem casado com um pouco de aventura; nas ruas e restaurantes da Vila de Imerovigli, semelhante a Oia, mas com bem menos gente; e também na capital Fira, onde não há o cenário romântico de Oia, mas o vulcão rende lindas fotos a partir de lugares como a Catedral Ortodoxa. Ah! E se a pedida for aliar o pôr do sol a um bom programa, não deixe de investir em um passeio de barco ao entardecer. Será inesquecível!
Se quiser assistir ao pôr do sol com mais conforto, escolha cedo um restaurante, bar ou café nas vilas de Fira, Imerovigli e Oia. Os melhores lugares são muito disputados e vale até fazer reserva para garantir o espetáculo. E se o orçamento da viagem permitir, vale escolher um maravilhoso hotel com direito a piscina privativa, vista para os domos azuis e, claro, para o pôr do sol em Santorini!
4 - Fotografe as igrejas com domo azul em Santorini

Os domos azuis das igrejas de Santorini estão espalhados por toda a ilha e são irresistíveis para quem adora fotografar. Ainda que haja diversas igrejas com os charmosos domos azuis por toda a ilha, é em Oia que elas atraem mais a atenção. Em meio às casinhas brancas e flores coloridas da vila, os domos azuis se destacam e se tornam um dos mais lindos cenários de toda Santorini. Para ir direto aos domos mais fotogênicos, procure no Google Maps pela localização dos “Three Domes of Santorini”. Há algumas vielas que levam até o local exato para fotografá-los. Um bom ponto de referência é o Melenio Cafe e o restaurante Pelekanos. A partir deles, entre nas vielas próximas e desça as escadarias para achar o cenário perfeito para a sua foto.
5 - Vá às praias de Santorini

Santorini, por mais incrível que pareça, não tem como ponto forte as praias. Destinos como Mykonos, Zakynthos, Kefalonia e outras ilhas da Grécia têm praias bem mais bonitas se comparadas a Santorini. Ainda que não estejam entre as mais belas porções de areia da Grécia, as praias de Santorini merecerem a sua visita. Até porque elas são únicas! Estamos falando de uma ilha vulcânica, onde há cenários dramáticos, de diferentes cores, em meio a grandiosas falésias.
O que reina em Santorini são praias com faixas de areia formadas por pequenas pedras, quase sempre de tonalidade que beira o cinza escuro. O fenômeno é devido à formação vulcânica e o estranhamento que causa à primeira vista será deixado de lado no primeiro mergulho. A água em Santorini é cristalina e sempre convidativa a um bom banho!
6 - Aprecie a vista do Farol de Akrotiri

O Farol de Akrotiri marca o extremo da ponta sudoeste ilha de Santoniri. A região é bem mais tranquila se comparada ao norte, onde está a vila de Oia e é o lugar certo para respirar e fugir do grande movimento de turistas durante o verão. Com construção do século XIX, o Farol de Akrotiri é um bom passeio para o dia de O acesso ao Farol de Akortiri é bem fácil e há vagas de estacionamento no local. Nem será preciso caminhar muito para assistir a um dos mais belos entardeceres de Santorini. O pôr do sol no Farol de Akrotiri é especial e recomendado para quem gosta de curtir o momento sem muita gente por perto. Vale dizer que o passeio para o Farol de Akrotiri é uma boa pedida para aliar à visita ao Sítio Arqueológico de Akrotiri.
7 - Experimente o vinho de Santorini em diversas vinícolas

A Grécia é um grande produtor de vinho e em Santorini essa maravilha ganha um toque especial! Os vinhos de Santorini são produzidos em solo vulcânico e fazem das vinícolas locais atrações imperdíveis para os amantes da bebida. Há diversas vinícolas que podem ser visitadas em Santorini e cada uma delas tem um toque que a torna especial.
8 - Suba até a caldeira do vulcão de Santorini e mergulhe nas hot springs

Santorini é uma ilha que teve origem há cerca de 3600 anos, após sucessivas erupções vulcânicas. Ao chegar à ilha, você verá nitidamente a caldeira do vulcão de Santorini, que está presente em meio ao mar e pode ser vista de cidades como Fira e Oia. E o mais impressionante é que você poderá conferir de perto essa incrível força da natureza, que permanece adormecida em meio às águas do Mar Egeu.
9 - Visite o Sítio Arqueológico de Akrotiri

É bem difícil visitar destinos da Grécia sem entrar em contato com alguns sítios arqueológicos. E em Santorini não será diferente! Na ilha será possível visitar a antiga vila de Akrotiri, soterrada pela grande erupção vulcânica de 3600 anos atrás. A cidade, arrasada pelas lavas, ficou soterrada até começar a ser explorada em escavações no ano de 1967. Durante a visita ao sítio arqueológico – que data da era do bronze – você verá resquícios das construções e ruas da época, além de artefatos como peças de cerâmica e murais pintados. O local é um passeio na história. Se quiser se aprofundar no assunto, visite também o Museu da Fira Pré-Histórica, onde está grande parte dos artefatos encontrados nas escavações de Akrotiri.
10 - Faça um passeio de barco até Thirassia Island

Santorini não é um destino forte para quem busca o mar azul na Grécia, mas se você estiver por lá e quiser uma experiência com águas transparentes e visual vulcânico, vale ir até Thirassia Island. A ilha faz parte do visual da caldeira do vulcão e surgiu há 3600 anos, quando houve a grande erupção que também transformou Santorini no que é hoje. A ilha pode ser vista a partir de Fira e Oia e ir até lá é bem fácil! Há diversos passeios de barco que fazem paradas na ilha Tirassia, sendo os mais comuns os que aliam também visitas à cratera do vulcão de Santorini e às hot springs, para um mergulho no Mar Egeu em piscinas naturais aquecidas por atividade vulcânica.
Eai, você já visitou Santorini? Se sim, qual outros passeios você não deixou de fazer? Comente!
Comentários