Guia completo da Capadócia, a cidade que encanta a todos com suas belas paisagens!
- gabrielmazuad
- 16 de mar. de 2023
- 6 min de leitura
Atualizado: 27 de mar. de 2023

A Capadócia, uma região semiárida na área central da Turquia, é conhecida pelas inconfundíveis "chaminés de fada", altas formações rochosas em formato de cone agrupadas no Vale dos Monges, em Göreme e em outros lugares.
Outros locais importantes de Capadócia são as casas da Idade do Bronze esculpidas nas paredes do vale por trogloditas (habitantes das cavernas) e usadas posteriormente como refúgio pelos primeiros cristãos. O Vale de Ihlara, com 100 metros de profundidade, abriga várias igrejas esculpidas nas rochas.
Conhecer essa cidade é mais do que uma viagem para admirar paisagens estonteantes e voar pelo céu em um balão colorido, que já seriam motivos suficientes para justificar o sucesso do turismo local, a região reserva aos seus visitantes uma imersão na cultura turca-moderna e antiga-e muito aprendizado!
Clima
A altíssima temporada na Capadócia é durante o Verão, de meados de junho a meados de setembro. Essa é a época mais quente e naturalmente a que tem preços mais inflacionados.
Primavera e Outono têm temperaturas mais amenas e preços mais convidativos. No entanto, se você quer mesmo economizar, o Inverno é quando os preços caem (inclusive dos voos de balão!). Mas tenha em mente que, além de bastante frio, podendo chegar a temperaturas negativas, essa também é uma época mais chuvosa e os dias são mais curtos, amanhecendo mais tarde e anoitecendo mais cedo.
Como chegar a Capadócia
Estando na Turquia, especialmente em Istambul, a melhor opção para chegar à Capadócia é de avião. Como a viagem por via terrestre pode levar 12 ou 13h, o voo, que tem apenas 1h15 de duração, é certamente a maneira mais rápida e prática.
Há dois aeroportos que servem a região da Capadócia, um deles em Nevsehir e o outro em Kayseri. O Aeroporto de Nevşehir, ou Nevşehir Kapadokya Airport, é o mais conveniente para explorar a região, porque tem uma localização melhor e está a apenas 40 km de Göreme, uma das principais cidades-base para se hospedar.
Quais documentações precisa:
Brasileiros que viajam a turismo para a Turquia por até 90 dias não necessitam de visto, apenas do passaporte com uma página em branco. O passaporte deve ser válido no momento da entrada e saída do país. Nenhuma vacina é obrigatória para entrar na Turquia.
Onde se hospedar?
A Capadócia tem mais de 15 mil quilômetros quadrados. No entanto, a parte mais turística se restringe a um triângulo de uns 20 quilômetros delimitado por Nevşehir, Avanos e Mustafapaşa, a sul de Ürgüp. Dentro dessa região, as cidades geralmente mais escolhidas como base para percorrer os atrativos turísticos são Goreme, Uçhisar, Avanos. Abaixo falo sobre cada uma delas:
Goreme

Goreme é uma pequena vila na Capadócia, e eu diria que a mais central para se hospedar – ótima opção se você não estiver de carro. Tem boa oferta de hotéis, restaurantes, passeios e supermercados e conta com transporte público em dolmus (minivans) para outros vilarejos da região. Além disso, está bem localizada para visitar alguns lugares a pé, como o Goreme Open Air Museum, Red Valley, White Valley, Love Valley, entre outros.
Uçhisar

Uçhisar é ainda menor que Goreme, que está a apenas 5 quilômetros de distância, e uma vila bastante charmosa. Também conta com uma boa oferta de hotéis e restaurantes. Seu grande atrativo é o Uçhisar Castle, de onde se tem uma linda vista e com entrada baratinha na casa dos dois euros por pessoa.
Avanos

Com mais de 40 mil habitantes, Avanos é uma cidade com asfalto, feiras de rua, supermercados, ônibus circulando, muitas lojas, restaurantes e, claro, hotéis. Cortada por um rio, o que lhe confere um charme, possibilita fazer passeios de barco ao estilo dos de Veneza.
O que fazer em Capadócia?
A Capadócia é uma região formada por vilarejos e pontos turísticos variados. A área é conhecida por suas belezas naturais, que são inúmeras, e uma das grandes características locais são suas origens vulcânicas. O relevo de pedras vulcânicas, que é macio, aliado ao efeito da erosão deu origem a formações rochosas muito curiosas e permitiu que muitas construções fossem feitas em cavernas, mais um dos símbolos do lugar. É um lugar para quem gosta de pequenas cidades, simplicidade e natureza.
Essa região é detentora de um conjunto de paisagens impressionantes: tem vales coloridos, casas construídas em cavernas, castelos, cidades subterrâneas, igrejas com pinturas seculares e formações rochosas, conhecidas como chaminés de fada. Elas são formações naturais (com formatos de cogumelo, pontiagudos ou colunas), em que o topo sustenta uma rocha maior do que o seu "corpo". Com um cenário tão surpreendente, não é se espantar que o voo de balão faça tanto sucesso.
Passeios
Voo de balão

Voar de Balão na Capadócia é uma coisa tão linda que nosso desejo é que cada pessoa do mundo tivesse a oportunidade de fazer o mesmo pelo menos uma vez na vida. A paisagem é indescritivelmente bela, o silêncio quando você está voando transmite muita paz e, lá do alto, a gente pode sentir como a natureza é grandiosa. O sucesso não é em vão.
Enquanto o balão sobe, desce e é empurrado pelo vento, podemos observar campos verdes e até animais selvagens, vales, morros, cidades, casas nas cavernas e formações rochosas típicas dessa região. Além da natureza magnífica, alie a isso a oportunidade de ver o sol nascendo lá do alto do balão em um céu azul salpicado de pontinhos coloridos, que são os outros balões também fazendo passeios. O conjunto todo é tão lindo que nem parece verdade.
Göreme Open Air Museum

O Göreme Open Air Museum, ou Museu a Céu aberto de Göreme, é um espaço que reúne diversas igrejas e capelas escavadas nas pedras, muitas delas com pinturas de diversos séculos atrás. É um lugar interessante para aprender sobre a cultura local e sobre o cristianismo na Capadócia. Ao pagar sua entrada, você terá livre acesso a diferentes igrejas, exceto a igreja de Karanlik (Igreja Escura), que é paga separadamente.
Derinkuyu Underground City

As cidades subterrâneas são formadas por diversas câmaras conectadas através de pequenos túneis. Derinkuyu é uma das maiores cavernas da Capadócia com cerca de 85 metros de profundidade. São, mais ou menos, 8 andares abaixo da terra onde podem ter vivido milhares de pessoas. A cidade tinha estábulo para abrigar animais, refeitório, igreja, adega, quartos e poço de água.
Love Valley

O Love Valley é um vale da região da Capadócia que tem formações rochosas conhecidas como chaminés de fada. Essas formações curiosas são uma das grandes características do local e possuem diferentes formas. De seu ponto panorâmico, é possível admirar um pouco da beleza local, não apenas do Love Valley, mas de outros vales e das montanhas da região.
Turkish Night

A atração conhecida como Turkish Night, ou noite turca, é um show noturno voltado para turistas. O show abrange jantar com pratos típicos, celebração de um casamento turco, música turca e apresentações de dança em que os bailarinos encenam músicas típicas de diferentes regiões da da Turquia. É uma experiência divertida, dinâmica e uma opção para quem quer fazer algo diferente durante a noite.
Preços
A moeda utilizada na Turquia é a lira turca (TRY), representada pelo símbolo ₺. Ela é muito difícil de ser encontrada no Brasil, por isso, se você quer comprar a moeda, a melhor opção é comprar dólares e, principalmente, euros no Brasil e, após chegar na Turquia, trocar esse dinheiro por lira. Outra opção para ter a lira turca em mãos é fazer o saque de sua conta corrente na Turquia diretamente em lira-não se esqueça de desbloquear o cartão para que a operação possa ser realizada.
Por conta da proximidade da Turquia com a União Europeia, alguns serviços no país são precificados em euro e geralmente podem ser pagos em euro também. Hotéis e agências de passeios, por exemplo, costumam aceitam euro como forma de pagamento. Estabelecimentos menores e serviços cotidianos nem sempre aceitam essa moeda.
Não é barato, mas não é absurdamente caro. Se você se programar com antecedência, os voos e hotéis têm um preço razoável. Pesquise bem, porque é possível encontrar ótimas acomodações por um bom preço, basta se programar.
O que pesa no bolso mesmo são os passeios, em especial o voo de balão, que pode ter um valor altíssimo dependendo do momento do real. Algumas empresas têm voos a partir de €120, mas pagar €160 é normal. Já os passeios tradicionais com as agências turísticas custam em torno de ₺120-150.
Eai, ficou a fim de conhecer a famosa cidade da Turquia, Capadócia? Comente!
Comments