Bonito MS: O que você precisa saber antes de viajar!
- gabrielmazuad
- 15 de fev. de 2023
- 5 min de leitura
Atualizado: 3 de mar. de 2023

Bonito é uma cidade e centro de ecoturismo no estado brasileiro de Mato Grosso do Sul. A área circundante é conhecida pelos rios de água translúcida, como o Rio da Prata, um destino de snorkeling repleto de peixes. O Abismo Anhumas é uma enorme caverna coberta de estalactites que permite a prática de rapel e de mergulho num lago subterrâneo. Bandos de araras criam ninhos no profundo Buraco das Araras, de cor ocre.
Onde fica Bonito?
Localizado a 297 km de distância da capital, Campo Grande, o município faz divisa com Guia Lopes da Laguna (que é a cidade mais próxima de Bonito), Jardim e Bodoquena, também apontados como referência em turismo no Mato Grosso do Sul.
Como é a cidade de Bonito?

Pequena, com seus quase de 22 mil habitantes, a cidade de Bonito, é uma típica cidadezinha de interior do Centro-Oeste do Brasil, com aquele ar bucólico de cidade pequena e pacata de interior.
Além de tranquila, as pessoas são acolhedoras e muito prestativas em oferecer informações ou tirar dúvidas.
Qual a melhor época?
Durante o inverno, entre junho e agosto o clima em Bonito é seco, então é possível aproveitar muito mais do que se você estivesse na praia, por exemplo.
Também é no inverno que estão concentrados as melhores promoções de valores de passeios - então, se o intuito for economizar e conseguir um bom desconto, essa época merece uma atenção especial!
Outra época para conhecer Bonito é de setembro a novembro. Nesse período, apesar de quase não chover, as cachoeiras costumam recuperar bem o volume das quedas d’água, sem, no entanto, atrapalhar a beleza das flutuações.
Por fim, abril e maio também são meses muito indicados para visitar Bonito. Nessa época a temperatura está amena, não faz muito calor nem muito frio e o risco de chover é mínimo.
Resumindo, melhor época para conhecer Bonito: abril, maio, setembro, outubro e novembro.
O que fazer em Bonito?
Gosta de aventura? Em Bonito, você pode fazer trilhas, arvorismo, passeio de bote, flutuação, boia cross, stand-up paddle e descer os rios de caiaque inflável. Além disso, também dá para passear de quadriciclo, fazer cavalgada ou andar de bicicleta. Para quem gosta de aventuras mais radicais, também não faltam opções, pois no destino é possível praticar rapel, tirolesa ou mergulho livre nos rios e lagoas da região.
Aliás, a maioria dessas aventuras acontece em propriedades particulares, com exceção da Gruta do Lago Azul e do Balneário Municipal, que são administrados pela prefeitura de Bonito/MS.
Agora que você já sabe o que fazer em Bonito/MS e região na natureza, que tal descobrir as atividades na cidade?
Nela, os visitantes também podem adquirir muito conhecimento sobre a natureza. Isso porque há diversos passeios educativos, que exploram a conscientização sobre os animais e vegetação locais.
Que tal deliciar-se com os pratos regionais e ainda levar para casa um pedacinho da cultura regional? Pois em Bonito/MS, os visitantes têm tudo isso! Há diversas opções de restaurantes, bares e lojas de artesanato e presentes espalhados pela cidade.
Principais passeios de Bonito:
Grutas
São 4 os passeios de gruta da cidade. Todas as visitas são acompanhadas por Guia de Turismo Credenciado e há restrição de acesso para crianças em função da idade.
Gruta Lago Azul

A Gruta Lago Azul (cartão postal de Bonito) é a mais visitada de todas e ficou famosa pelo lago de águas azuis (embora não seja permitido entrar na água) que fica no fundo da caverna e é considerada um dos principais pontos turísticos de Bonito.
A Lago Azul aceita somente crianças a partir dos 06 anos de idade e fica a 22 km de distância do centro. Duração aproximada: 02 hr.
Gruta São Miguel

A São Miguel é uma gruta seca, ideal para uma visita combinada na sequência do Lago Azul porque ficam lado a lado. Suas formações geológicas são bem variadas com milhares de corais e ninhos de calcário. Duração aproximada: 02 hs. Distância: 18 km.
A Gruta São Mateus é uma gruta seca como as Grutas de São Miguel, repleta de estalactites, estalagmites, corais, cortinas e colunas de calcário.
De todas as cavernas, é a que fica mais próxima do centro de Bonito. Duração aproximada da visita: 1h e 30 min. Distância: 06 km.
Gruta do Mimoso

A Gruta do Mimoso é o passeio mais novo de caverna em Bonito. Ele impressiona pela beleza do lago, que é absolutamente cristalino e azul. O salão onde acontece a atividade não é muito grande se comparado ao salão da Lago Azul, mas nessa atração a opção a visita inclui a flutuação com uso de máscara e snorkel.
São aceitas somente crianças a partir dos 8 anos de idade e a duração aproximada e de 1h e 30 min. Distância: 30 km.
Flutuações

Flutuar pode até parecer complicado, mas não é! Aliás, passeio de flutuação é uma coisa que você não pode deixar de conhecer em Bonito!
Fazer flutuação em Bonito é uma atividade simples que não requer muita habilidade física, nem exige sequer que a pessoa saiba nadar porque o equipamento (roupa de neoprene e colete salva vidas) faz com que o corpo do visitante flutue e não consiga encostar os pés no fundo do rio, assim a água fica sempre limpa.
As flutuações, são as principais atrações de Bonito e região e elas podem ser realizadas em vários lugares diferentes! Inclusive há uma flutuação que é realizada no interior de uma caverna, 72 metros abaixo da superfície!
Aquário Natural

No Aquário Natural, considerado um grande berçário de peixes, é a sua oportunidade de flutuar no Rio Baia Bonita. O percurso possui muita vegetação e conta com o apoio do barco no trajeto.
Barra do Sucuri

O passeio de flutuação na Barra do Sucuri é dividido em 2 partes, a primeira no barco elétrico e a segunda flutuando pelo rio mais cristalino do Brasil até o encontro com o Rio Formoso.
Nascente Azul

Na flutuação Nascente Azul há inclusive a possibilidade de se fazer apneia durante o percurso. Suas águas possuem um tom impressionante de azul turquesa e são bem calmas, por isso ela é muito recomendada para famílias com crianças e idosos.
Rio Prata

A flutuação no Rio da Prata é a mais longa de todas, então exige um pouquinho mais de esforço físico. São quase 3 horas de atividade.
O destaque é a nascente do Rio Olho D´água no início da atividade com seus fervedouros incríveis! Muitos peixes e água bem cristalina.
Fazenda Boca da Onça

A Fazenda Boca da Onça abriga a cachoeira mais alta do MS, com 156 metros de altura, por isso o passeio recebeu esse nome. A atividade mais reservada é a Trilha Adventure (4,5 km) possui uma extensa escadaria, mas pode ser realizada por crianças a partir dos 3 anos.
O trajeto passa por pontos famosos como o Rio Salobra, o Buraco do Macaco e a Janela Para o Céu.
Bonito é caro?
Veja bem, é claro que o conceito de barato ou caro envolve muitas coisas diferentes que não somente o preço de um determinado produto. Quer ver como podemos ampliar bastante essa discussão se Bonito é caro mesmo?
Na verdade, os períodos considerados mais caros em Bonito são os de Alta Temporada, o que corresponde a época de férias e feriados, incluindo Natal e Réveillon, uma época que por tradição os brasileiros costumam viajar bem mais, e, por consequência, os lugares com água em abundância, como Bonito, serão os mais procurados.
Logo, quanto maior a procura, maior será o preço!
Eai, já conhece Bonito? Achou que valeu a pena conhecer? Comente!





Comentários